Foguete de Capacitaçao
Foguete de Capacitação da BAR
O Foguete de Capacitação BAR (FCP) é um minifoguete de média potência (motores de classe E, F e G) que tem como objetivo introduzir os grupos e equipes de minifoguetes no projeto, desenvolvimento e lançamento de um minifoguete com um grau de complexidade intermediário, em atividades como por exemplo:
projeto de fabricação e usinagem mecânica,
fabricação do propelente,
recuperação acionada por eletrônica embarcada,
ensaios em solo (ex: teste estático),
elaboração de relatórios de projeto e
operações.
O Foguete de Capacitação é o minifoguete Netuno/Galateia. A BAR agradece o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS/UFPR) e ao Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT/UTFP) por fornecer o projeto do Motor Netuno e da Cápsula Galateia para ser o Foguete de Capacitação da BAR.
Familiarização com o FCP
O FCB tem como objetivo a transferência de tecnologia para capacitar equipes no planejamento do projeto (ciclo de vida, orçamento, cronograma, recursos humanos, etc), no projeto de peças metálicas com usinagem, confecção de motores foguete com propelente à base de açúcar e nitrato de potássio, no planejamento e execução de ensaios em solo e em voo, na logística operacional, procedimentos de segurança e na documentação do projeto.
Esta página contém informações relevantes para que o grupo se familiarize com o minifoguete.
Membros da BAR tem acesso à consultoria para a projeto do Foguete de Capacitação, afilie-se!
Para mais informações, entrar em contato conosco em foguetes.bar@gmail.com.
Durante a familiariação, é interessante que a equipe e seus membros registrem os pontos que acharam interessantes do projeto e seus sistemas, identificando áreas e tópicos de interesse e afinidades. Além disso, registrar suas dúvidas, as ideias que tiveram para melhorias ou modificações, expectativas, receios, entre outros. Este registro pode ser feito de maneira livre e existirá durante todo o projeto, como um ‘diário de bordo’.
Cápsula Galateia
GALATEIA é um projeto conjunto entre o Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba, e o Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão. A versão básica da cápsula GALATEIA é composta por seis peças impressas em PLA, sendo um conector com o motor-foguete, um módulo de paraquedas e a sua janela, um módulo de eletrônica e a sua janela, e o nariz.
GALATEIA é um dos satélites naturais do planeta NETUNO, que designa o primeiro tipo de motor-foguete que está sendo usado nos testes.
Esta playlist, disponibilizada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi, apresenta o Projeto da Cápsula GALATEIA: Playlist Cápsula GALATEIA
Motor Netuno
O motor-foguete experimental Netuno-Reduzido-Beta ou Netuno-R-B foi projetado e desenvolvido pelo Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba.
O Netuno-R-B é totalmente fabricado em ligas de alumínio e utiliza dois o-rings de borracha. Segundo vários testes estáticos feitos com este motor-foguete, ele é da classe G80, utilizando 135 g de propelente KNSu. Uma versão com 100 g de propelente KNSu, denominada Netuno-F, é da classe F40.
O Netuno-F e Netuno-R-B permitem lançar minifoguetes entre 250 e 800 metros de altura (apogeu).
Esta playlist, disponibilizada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi, apresenta o Projeto do motor Netuno: Playlist motor Netuno
Arquivos de projeto
Etapas do Projeto
Este tipo de minifoguete é uma ferramenta de aprendizado para as equipes que buscam participar de competições com minifoguetes de alta potência, nacionais ou internacionais, sendo um projeto que busca auxiliar na curva de aprendizado das equipes brasileiras. A BAR propões que o desenvolvimento do FCP seja dividido em quatro etapas:
Fase 0: Familiarização com o FCP (Duração sugerida 1 mês)
Nesta Fase, os membros da equipe devem se familiarizar com o projeto do Foguete de Capacitação e elaborar um relatório (Relatório de Acompanhamento 1) que irá conter a descrição da missão do FCP, descrição do minifoguete e de seus subsistemas, e o planjemanto para as atividades de projeto, fabricação, testes e lançamento.
Fase A: Projeto Detalhado do FCP (Duração sugerida 2 meses)
Nesta Fase, os membros da equipe devem realizar o projeto detalhado do FCP. A equipe realizará análises de engenharia necessárias para fabricação do FCP, contendo o projeto detalhado dos sistemas propulsivo, estrutural, elétrico, de recuperação e equipamentos de apoio em solo (Banco de Teste Estático do motor, Base de Lançamento, Sistema de Ignição e Ferramental de Molde do Propelente). Também serão elaborados os planos de segurança e de montagem e testes do FCP. Esta Fase será concluída com o Relatório de Acompanhamento 2 e sugere-se a gravação de um vídeo, a ser divulgado pela equipe, para apresentar o desenvolvimento realizado.
Fase B: Fabricação e Testes do FCP (Duração sugerida 2 meses)
Nesta Fase, a equipe deve terminar a fabricação, montagem e testes dos subsistemas do FCP. A equipe irá elaborar os relatórios de montagem e dos ensaios: Ensaio estático do motor, ensaio de acionamento do paraquedas, ensaio de abertura do paraquedas e ensaio funcional da eletrônica embracada. Esta Fase será concluída com o Relatório de Acompanhamento 3.
Fase C: Lançamento do FCP (Duração sugerida 1 mês)
Nesta Fase, a equipe irá realizar o Lançamento do FCP e, pós lançamento, escreverá o Relatório Pós-Voo e o projeto será finalizado. Sugere-se a gravação de um vídeo, a ser divulgado pela equipe, para apresentar os resultados obtidos.
Compartilhe sua experiência!
A BAR incentiva todas as equipes a compartilharem os resultados alcançados durante o projeto. Essa é uma oportunidade para promover seu trabalho, inspirar outras equipes e contribuir para a divulgação de informações relevantes.
Envie para foguetes.bar@gmail.com os detalhes dos seus resultados, acompanhados de fotos, vídeos ou qualquer outro material que ajude a contar sua história, para que possamos divulgar em nossas redes sociais e destacar o impacto do seu esforço!